OS MÉDICOS

12/02/2021 15:41

Os médicos

Esses   seres  que  podem  errar,

mas  ao mesmo tempo não devem errar

no decorrer deste texto  defino a conclusão

 

Muita gente pensa, eu também na maioria das vezes também pensava, ser os médicos, seres até mesmo superiores, porque eles possuem muitos conhecimentos sobre o corpo humano, sendo assim não seria como alguns mortais.

Mas depois vai caindo a fixa, com a nossa vivência, até muitas vezes na dependência deles, concluímos que eles são idênticos às demais criaturas feitas pelo Criador.

--- O médico fica doente?

--- Fica, e às vezes não consegue curar ele mesmo!

--- o médico pode errar?

--- Pode, mas não deve errar, o erro ali pode por em risco a vida de outro ser humano e uma vida é preciosa, não existe dinheiro que pague. O erro nesses casos torna-se relativo porque o médico é humano, jamais é sabedor de todas as coisas...

Vamos imaginar de um médico que salvou muitas vidas, amenizou inúmeras dores, ele não foi exaltado. Às vezes se ele errar num paciente, ele pode ser crucificado cruelmente.

Um dos exemplos fiéis na dedicação da medicina é nos hospitais, aqueles que tiveram experiências de internações ali podem comprovar, quantas vezes os médicos lutam para salvar vidas humanas, ainda mais nesses momentos da pandemia, alguns deles com todo cuidado, ainda são contaminados, até de maneira fatal.  

Existem muitos casos de médicos familiarizar-se com o paciente a tal ponto e o doente  até mesmo de maneira inexplicável, não vem  a cura, parte para a viajem sem volta, talvez ali mesmo o médico chorar compulsivamente, lamentar, clamar ao Deus todo poderoso, assim:

--- Eu tentei, Senhor, mesmo com meus conhecimentos do corpo humano, nas minhas limitações humanas não consegui. O começo, o meio e o fim, só é do conhecimento de ti.

Existem vários exemplos de que os médicos são exigidos além de suas capacidades, citarei um caso típico que aconteceu:

--- numa ocasião, um jovem é atropelado, fica hospitalizado, um pai desesperado, fica em volta do filho, uma enfermeira diz que um médico logo vai ver o jovem, mas houve uma pequena demora. Quando o médico chega, o pai revoltado começa severamente repreender o médico:

--- o senhor não tem sensibilidade, demorou bastante, meu filho poderia ter morrido, não vês a situação dele, de mim sendo um pai?

O médico estava com ar triste, mas não revoltou com a repreensão, apenas disse:

--- Meu senhor, o seu filho, está bem, não é grave o caso dele, logo poderá ir para casa desfrutar os bons momentos com o senhor, mas devo te dizer que o meu filho que por coincidência com a mesma idade do seu, eu o perdi, ele faleceu a poucos dias, esse eu não pude cuidar dele, apesar de toda tentativa possível.