ATENÇÃO, ATENÇÃO, SERMÃO NA IGREJA

15/06/2020 15:58

Atenção, atenção:   sermão  na  igreja

Eu estou no meio, já falei aqui, em algumas de minhas crônicas. Explico o meio como é:

--- nasci e fui criado na igreja católica, lógico, minha mãe era católica até no fundo d’água, catequista de mão cheia, 60 anos na catequese, seu dom em ensinar, comprovado por legiões de seus alunos de catecismo. Dessa quantidade imensa de alunos que ela tão bem orientava, ainda conseguiu manter a rédea de seus 12 filhos que viveram sobre seus cuidados. Tenho que colocar o “quase” sim tenho quase certeza que ela hoje depois de 10 anos de seu falecimento, esteja no Paraíso.

Se eu por isso sou católico roxo?

Não nem tanto, mas não meto o pau na minha religião.

Acontece que casei com uma evangélica, minha esposa também leva muito a sério sua religião, (ela não gosta que fala sua religião, mas no meu entender é) o casamento foi na Igreja Presbiteriana aqui em São Lourenço, em 1975, apesar que hoje em dia ela não congrega mais lá, mas continua no protestantismo em outra denominação. Minha mãe não foi contra o casamento numa igreja evangélica, ela até assistiu vislumbrada a cerimônia, mas sempre me passava um sermão assim:

---Lourenço,  eu te falei que se você tivesse convidado o padre ele iria fazer o casamento ecumênico, agora vê se siga um caminho, contanto que seja do Senhor! Eu tentava parlamentar, porque certos sermões sendo na igreja católica ou na igreja evangélica, não condiziam com as minhas ideias, mas desistia porque perderia longe o debate.

Portanto estou no meio sim.

Certas ocasiões minha esposa me  falou:

--- vamos na igreja hoje, é sobre um estudo dos Evangelhos, não é pra você virar crente, é apenas pra ouvir as palavras do Senhor, sei que gosta de ouvir muitas coisas.

Eu algumas vezes concordei e disse então vamos. A igreja sempre lotada, ficava encantado quando o responsável pelas explicações do estudo sabia elevar  realmente a importância que os 4 evangelistas expuseram para o mundo, mexia mesmo lá no fundo da alma, ainda mais que nessas explicações foi falado sobre as influências importantes para o cristianismo sobre Agostinho de Hipona e Inácio de Loyola, para os católicos sem dúvida os denominam: Santo Agostinho e Santo Inácio de Loyola.

Havia dia em que o encarregado do sermão, de acordo com suas convicções, tentava induzir os ouvintes, que para ser cristão verdadeiro teria que estar separado do mundo, alguns outros que se denominavam cristãos não condiziam com os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo, portanto a unidade (das religiões) seria algo prejudicial. Lógico que esse membro que estava discursando ia contra alguns ensinamentos de outras religiões ou seja até de certas denominações, inclusive da própria igreja católica, incluindo alguns dogmas, devoção à Maria, respeitar o Papa e te-lo como chefe da Igreja, tudo  isso contrário ao verdadeiro cristianismo.

E a igreja cheia, eu sentado ao lado de minha esposa, tentei discordar ali mesmo sussurrando, dizendo para ela a minha opinião:

--- mas o que tem a haver isso que ele está falando, podia deixar o Papa de  lado, a divindade de Maria, sim porque naquela altura do campeonato, ele discordaria completamente com as aparições da Virgem Maria e outras coisas sobrenaturais mais.

Me dei conta de que parlamentei um pouquinho a mais naquele ambiente, porque alguns olhares indiscretos de alguns participantes, sinto um cutucão de minha esposa e ao mesmo tempo me fala bem próximo ao ouvido:

--- aqui não, deixe quando chegarmos em casa você pode discordar...

Mesmo assim eu falo relutante:

--- não adianta lá você vai vencer o debate, igual a minha mãe.

E assim foi minha gente naquele dia eu não engoli nada aquele sermão...