OS TEMPOS EXISTEM SIM, ELES PASSAM!

14/02/2024 08:11

 

 

Retrocede,  vai retrocedendo  como se fosse uma máquina do tempo,  vou dizer por mim, há muitos e muitos anos atrás, nos tempos de meus bisavós, nos tempos da quaresma eles passavam  durante esses tempos meio misteriosos, jejuando e só alimentando de ervas amargas, a carne era abolida. As crianças não precisavam dessas tantas privações, mas algumas delas com certeza reclamavam:

--- que tempo doido, sô!...

Depois, alguns tempos passados nos tempos de meus pais quando crianças, o jejum já não eram tantos na quaresma, mas a carne vermelha, parecia a vilã, não poderia ser consumida. As  crianças contavam nos dedos os dias tão enigmáticos passarem justamente para consumir as deliciosas carnes vermelhas. Os mais velhos intimavam:

--- só depois que passar a quaresma! Em muitos lares as crianças até retrucavam:

--- mas o ano inteiro é difícil a gente comer carne mesmo, uai!

Já nos meus tempos de criancices pareciam mais amenos, o carnaval já estava de vento em popa, depois quando passavam os dias festivos muitos e muitos mortais se dirigiam às igrejas para receberem as cinzas, acho que é até hoje. Nossos pais e nossos avós diziam pra nós crianças:

--- vocês até que vivem no paraíso, os tempos antigos é que eram duros...