UMA FORMA DE AMAR

11/07/2020 10:00

 

2020, tempos que ficará na história

mas ao mesmo tempo lembraremos que teve muito amor!

os lugares onde pode-se também observar isso

são nos hospitais, ou seja qualquer lugar onde se cuida da saúde

explicando melhor a crônica se refere este assunto assim:

 

 

Estou retornando no tempo, não naquela máquina proposta por alguns cientistas que se usar a teoria quântica seria talvez possível retornar ao passado ou avançar no futuro? Teorias  mirabolantes, ficções puras para essa época também avançadas. O retorno é na minha mente, o poderoso inigualável computador que todo ser humano possui, o cérebro, esse órgão nos permite até mesmo divagar.

Eu retornava, retornava, lembrava de meus tempos de mocidade, estava novinho, lutava nessa vida, igual a muitos mortais, o trabalho na gráfica resumia em mexer com as letras de chumbo, montagem do jornal, depois me passaram para a seção de impressos, o cheiro das tintas, tudo isso segundos os médicos eram consequência das dores estomacais, uma tremenda intoxicação. Na procura do médico dizia:

-- Doutor sinto cólicas terríveis! Lá vinha aqueles relatórios:

-- toma muito leite, rapaz e muitas injeções na veia vai resolver isso.

Como a situação financeira não estava boa (agora também não, mas dá pra viver) não dava pra procurar médicos particulares, procurava os médicos do sistema de saúde, na época as crianças eram pequenas e eu procurava conciliar o trabalho em três gráficas diferentes. Na procura dos médicos da saúde tinha de tirar as guias de consulta no antigo INPS.

Numa certa ocasião as dores começaram. Lá ia eu tirar a guia pra ir no médico que sempre me atendia gentilmente, as guias tinham acabado. Fui no tal médico pronto para parlamentar se fosse preciso, ele teria que me atender sem guia, mas recebi um não estrondoso. Senti naquele instante uma pequena falta de amor, mas as dores sessaram como num passe de mágica, mas antes que elas voltassem procurei outro médico que atendia a minha família, chegando no seu consultório logo veio o secretário do médico, dizendo:

--- sem guia não haverá atendimento médico!... Eu já estava na chuva mesmo, rebati:

--- chama lá o doutor que eu converso, ele  é amigo da família.

Logo veio o bendito médico, bendito mesmo, porque colocou os braços no meu ombro e me disse:

--- vamos lá meu filho que te atendo. Naquele instante sentia que muitos médicos possuem aquilo que é o verdadeiro bálsamo, eles praticam o verdadeiro amor incondicional.

Outra vez quando fui num oculista do Sistema de Saúde pra fazer a mudança dos óculos, recebo o seguinte tratamento:

--- porque veio a mim fazer esta consulta, se as outras vezes procurastes um médico particular? Volte neles então. Novamente o meu constrangimento, um momento de tristeza veio pela indiferença, pouco interesse médico para com o paciente.

Mas tudo bem o que pude observar que  em todos médicos que passei muitos deles praticam o verdadeiro amor, e aí tudo faz a diferença.